segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dividir para conquistar

Noam Chomsky & the Alien perspective – Episode 284 (English)
Jung & Naiv


Nilson Lage

Um parágrafo desta entrevista de Chomsky, publicada agora:

"No Iraque, havia dois grupos de pessoas, xiitas e sunitas, mas estavam interligados, casavam entre si, viviam nos mesmos lugares,às vezes não sabiam se eram de um grupo ou outro. Um dos efeitos da invasão americana foi instigar o conflito sectário que agora racha o Iraque e divide toda a região. É um efeito devastador, e podemos acrescentar, não é o único caso."

Por favor, no texto acima, troquem "Iraque" por "Brasil"; "xiitas" e "sunitas" por "brancos" e "negros"; "católicos" e "evangélicos" ou "umbandistas". Estendam a comparação a outros contingentes, como "homossexuais" e "heterossexuais", ou "paulistas" e "nordestinos".

Em suma: eles não precisam inventar nada. Basta radicalizar com seu poder psicossocial os conflitos que já existiam e a sociedade ia digerindo aos poucos, no ritmo possível em casos de antagonismos culturais sedimentados como esses.

Entendam, finalmente, que essas categorias não se assemelham a "burgueses" e "proletários": a contradição de classes, proposta na doutrina marxista como motor da história, não se resolve, por definição, com nenhuma forma de contrato - pelo menos não até agora.

Sejam espertos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Web Analytics